Resumo Fisica Virtual
Geometria, espaço-tempo e gravitação: conexão entre conceitos da relatividade geral
A teoria da relatividade geral de Einstein tem objetivo de refletir sobre o conceito de inércia e compatibilizar os conceitos da recente teoria da relatividade restrita com a gravitação newtoniana. A teoria da relatividade restrita é essencialmente uma modificação cinemática da mecânica newtoniana derivada de dos princípios:
1. Referenciais inerciais, no sentido newtoniano, são equivalentes.
2. A velocidade da luz no vácuo é uma constante universal para referenciais inerciais. Esses princípios modificam as noções de espaço e de tempo que passam a depender do estado de movimento do observador inercial. Os conceitos de espaço e tempo estão intrinsecamente ligados a relativização do conceito de simultaneidade. O espaço nada mais é que o locos de todos os pontos associados ao mesmo valor de tempo, ou seja, é uma superfície de simultaneidade. Isto no diz que a dependência da passagem de tempo com relação ao estado de movimento do observador implica que as superfícies de simultaneidade também deverão depender do observador. Existe uma distinção qualitativa entre referenciais inerciais e referenciais não-inerciais ou tidos como acelerado no sentido newtoniano. Os referenciais não-inerciais, por exemplo, são capazes de sincronizar relógios que estejam espacialmente separados entre si.
Na teoria Newtoniana tanto o tempo quanto o espaço são objetos absolutos. O tempo é considerado como um continuo que flui constantemente enquanto que o espaço é definido como um substrato não-material infinito que exerce influencia sobre os corpos matérias porem que é imutável. A teoria preserva a entidade absoluta que define a arena na qual os fenômenos dimensonial, o espaço-tempo absoluto, pode ser caracterizado por uma pseudo-métrica (-+++). Um dado observador inercial é sempre capaz de construir um sistema de coordenada comóvel onde o tempo absoluto e o espaço absoluto