Projeto CTS
A METAMORFOSE FEMININA NA CIêNCIA E TÉCNOLOGIA
Professora: Luciana Pereira
Santo André - SP
2013
Sumário
1 Introdução 3
Refêrencias Bibliográficas........................................................................................................4
1.INTRODUÇÃO
Estamos vivendo em um tempo de grandes e rápidas transformações. A ciência e a tecnologia vem avançando cada vez mais rápido e, com tantas descobertas a demanda por trabalhadores (pesquisadores, cientístas e estudantes da área de tecnologia) está cada vez maior.
No séc. XV, XVI e XVII, marcados por transformações na sociedade que deram surgimento à ciência que conhecemos hoje, algumas poucas mulheres exerciam papéis importantes de interlocutoras e tutoras de renomados cientístas e filósofos, não eram permitidas a entrar nas calorosas discussões que aconteciam nas sociedade e academias científicas.
No século XVIII, esta situação pouco se modificou onde, o acesso às atividades científicas era permitido devido a posições familiares onde, se eram esposas ou filhas podiam se dedicar à limpeza de vidrarias assim como faziam traduções de textos científicos. O presente trabalho tem por objetivo informar sobre a vida atual feminina na ciência e tecnologia, abrangêndo assuntos como pesquisas de diferenças sociais , culturais e cerebrais entre homens e mulheres , o modelo da mulher atual e como elas estão conseguindo competir no mercado de trabalho.
2. A METAMORFOSE FEMININA NA CIÊNCIA TECNOLOGIA
2.1 Mulheres do século XVI
A cultura e os pensamento antigoseram de um incrível descrédulo com as mulheres. Tanto homens quanto mulheres acreditavam que as mesmas nasceram para servir e obedecer os homens e eram consideradas inferiores a eles. A creditavam porque a igreja dizia e, no caso, Deus ordenara.
A vida feminina era reduzida ao casamento cujo maior interesse não era a felicidade de ambas as partes (isso era considerado absurdo)