APOSTILA TOPOGRAFIA 2011
JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIENCIAS AGRÁRIAS
TOPOGRAFIA GERAL
(Apostila de aulas)
Prof. Lucio Mauro S. Fraga
1 – INTRODUÇÃO
O curso de Topografia Geral tem por objetivo familiarizar o estudante de ciências Agrárias com as técnicas de medição de terrenos, com os instrumentos adequados para levantamentos topográficos e com os métodos de representação de contornos e posições tridimensionais de superfícies irregulares em planos ortogonais (Plantas).
O vocábulo grego “TOPOGRAFIA” é composto de duas raízes:
Topos – lugar, terreno
Graphen – descrição
Sendo assim, a topografia é uma ciência aplicada aos princípios, técnicas, métodos e instrumentos utilizados para mensurar e representar contornos, dimensões e posições tridimensionais de feições da superfície terrestre.
Tem a finalidade de determinar contornos e posições relativas, tanto no fundo dos mares quanto no interior de minas subterrâneas, de uma porção da superfície limitada pela curvatura resultante da esfericidade do planeta.
A Topografia é à base de qualquer projeto ou obra a serem realizados por engenheiros, arquitetos e vários outros profissionais que atuam nas ciências da terra. Estão presentes atualmente em trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios,
aeroportos,
hidrovias,
usinas
hidrelétricas,
telecomunicações, sistemas de distribuição de águas, planejamento urbano, paisagismo, irrigação, drenagem, culturas, reflorestamentos e entre muitos outros serviços que alavancam o desenvolvimento de um País.
Nesta ciência encontram-se as respostas do conhecimento pormenorizado de uma superfície de terreno, fornecendo ainda as instruções e a instrumentação que permite este conhecimento e asseguram a correta implantação de uma obra ou serviço.
2 - LIMITES DE APLICAÇÃO
A topografia, como anteriormente dito, é limitada pela curvatura resultante da esfericidade do planeta. Devido a esta curvatura costuma-se limitar a atuação da topografia a uma