Sistemas operacionais
Eduardo Tadeu Toni, Fábio Stakowian, Mariana de Paula, Peterson de Azevedo, Robson Furtunato, Ronny Czerkus.
FICA – Faculdades Integradas Camões .
Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas – 4º Periodo
Sistemas Operacionais
Curitiba, 23 de maio 2011.
Resumo
Aqui deve ser escrito um resumo do trabalho, usando fonte Times 12 itálico, com tamanho entre 5 a 10 linhas. Aqui deve ser escrito um resumo do trabalho, usando fonte Times 12 itálico, com tamanho entre 5 a 10 linhas. Aqui deve ser escrito um resumo do trabalho, usando fonte Times 12 itálico, com tamanho entre 5 a 10 linhas. Aqui deve ser escrito um resumo do trabalho, usando fonte Times 12 itálico, com tamanho entre 5 a 10 linhas. Aqui deve ser escrito um resumo do trabalho, usando fonte Times 12 itálico, com tamanho entre 5 a 10 linhas. Aqui deve ser escrito um resumo do trabalho, usando fonte Times 12 itálico, com tamanho entre 5 a 10 linhas.
1 Introdução
Este artigo tem por objetivo discorrer sobre alguns métodos ligados ao gerenciamento de memória em computadores, deixando claro seu funcionamento e uso. Abordaremos de forma explicativa as algumas técnicas utilizadas pela MMU para gerenciamento de memória, o qual representa um fato crítico para, os atuais sistemas operacionais, multitarefas, sendo uma das maiores preocupações do projetistas, considerando que a memória principal é vista como um recurso escasso. (Tanembaum et al, 2000).
2 Mapa de bits Segundo LIMA (2008), este método de gerencia consiste em dividir a memória em blocos e distribuir bits para cada um, representado seu atual estado, 1 para ocupado 0 para desocupado, ou seja quanto menor for a quantidade de blocos alocados, maior será o mapa de bits. Observe na figura 1 a representação de um mapa de bits. Figura 1: Representação de um mapa de bits (LIMA, 2008)
É uma forma simples de controlar a alocação da memória, sendo que o tamanho do mapa dependerá ddo tamanho da