Projeto Monografia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE TURISMO
CURSO DE TURISMO
HELIPHAS JONATHAN DA S. AMORIM
A FESTA RAVE E SUA IMPORTÂNCIA COMO EVENTO CULTURAL E DE LAZER: UMA NOVA PERCEPÇÃO VOLTADA PARA O SETOR TURÍSTICO DO NORDESTE.
Natal - RN
2014
HELIPHAS JONATHAN DA S. AMORIM
A FESTA RAVE E SUA IMPORTÂNCIA COMO EVENTO CULTURAL E DE LAZER: UMA NOVA PERCEPÇÃO VOLTADA PARA O SETOR TURÍSTICO DO NORDESTE.
Modelo de projeto apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Monografia I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientador: Prof. Ms. Carlos Humberto Porto.
Natal
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 5
4 METODOLOGIA 6
5 CRONOGRAMA 6
6 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa pretende interpretar formas de comportamento, sociabilidade e práticas de consumos adotados por pessoas que frequentam um tipo específico de festa de música eletrônica, as raves. Levando em consideração a sua importância para o turismo, tratando-se de um evento cultural e de lazer.
As raves se caracterizam tanto por nutrirem a preferência por céu aberto (popularmente chamado por open air), distantes do cotidiano da cidade, onde são realizados por longas horas ininterruptas de celebração.
De acordo com Papson (2009), rave é um tipo de festa que acontece em sítios ou galpões com música eletrônica. É um evento de longa duração, acima de 12 horas, onde os DJs, artistas plásticos visuais e performáticos apresentam seus trabalhos interagindo com o público.
Ainda para o site psyte, “rave” vem da origem de caribenhos em Londres no ano de 1960 para denominar sua festa local. A cultura trance nasceu entre a década de 60 e 70 em Goa (Índia), espalhando-se pelo mundo e criando um movimento hippie, que deu a origem à cultura trance nos dias atuais.
As raves, por sua própria