Espelhos em fisica
Resumo..........................................................................................3
Introdução Teórica..........................................................................4
Descrição Experimental..................................................................6
Análise de Dados............................................................................7
Conclusão.......................................................................................9
Referencias Bibliográficas..............................................................10
Resumo:
Nesse trabalho tivemos que verificar o comportamento da luz em espelhos planos e esféricos (reflexão da luz) e o fenômeno da refração da luz.
Introdução Teórica:
Óptica geométrica estuda a propagação da luz por meio dos raios de luz. Os fenômenos que essa área abrange são: propagação retilínea da luz, reflexão e refração da luz e espelhos.
O grande salto no estudo da óptica ocorreu no século XVI, onde Galileu Galilei apresentou o primeiro telescópio e Descartes chegou à Lei da refração. O trabalho mais importante dessa época foi a medição da velocidade da luz, obtido por Bradley em 1728, no qual o valor encontrado foi c = 3,08. 1010 cm/s.
Propagação Retilínea da luz: Inúmeras experiências demostraram que a luz se propaga em linha reta e em todas as direções, em qualquer meio homogêneo e transparente.
A reflexão e a refração da luz são fenômenos ópticos relacionados com a forma como a luz se propaga. Quando a luz incide sobre uma superfície, ela pode ser refletida e refratada. Quando a superfície é polida, como no caso dos espelhos, a luz é totalmente refletida, ou seja, retorna ao meio de origem.
A reflexão da luz pode ser classificada de duas formas:
Reflexão regular: se os raios de luz incidirem sobre uma superfície totalmente polida e forem refletidos todos na mesma direção e paralelos entre si.
Reflexão difusa: ocorre quando os raios de luz incidem sobre uma superfície