Resumo FHC
(1990-1992)
Com o início das eleições diretas para presidente da república, Fernando Collor se torna o primeiro presidente a ser eleito pela população. Vindo de um partido novo e não muito conhecido conquistou a população com suas promessas e a imagem de ser um político contra a corrupção.
Um marco do seu governo foi o congelamento dos salários e preços e os depósitos bancários foram confiscados por 18 meses, como método do presidente para acabar com a inflação no Brasil. Tal plano, chamado plano Collor, levou a economia brasileira a decair e a população começou a se voltar contra o presidente.
Demissões em massa, extinção de autarquias, fundações e empresas públicas vieram em seguida, como efeito colateral de um plano mal estruturado.
Mesmo com a tentativa de lançar um segundo plano, plano Collor II não adiantou, a cada ato tomado pelo presidente para conter a inflação e ajudar a economia fracassava. Os planos iam por agua abaixo junto com as expectativas da população que tinha o eleito.
No auge da descontentarão da sociedade, Collor enfrente diversas acusações em relação à corrupção. Vários dos ministros e assessores do presidente, além de sua própria esposa foram acusados, e devido a uma discussão familiar o irmão de Collor, Pedro Collor, revela todo o plano de corrupção do governo para imprensa brasileira.
Com as manifestações populares em todo o país pedindo o impeachment o congresso nacional votou no impedimento presidencial, tirando assim Collor do poder. Sendo também denunciado pelos crimes de formação de quadrilha e de corrupção.