Diplomacia Brasileira
Maicon Zorzato1
Enzo Fiorelli Vasques2
RESUMO
A diplomacia brasileira tem uma bela tradição, admirada por muitos, devido a sua legitimidade o que garante a boa relação do Brasil com os demais países e parceiros. O Instituto Rio Branco é responsável pela formação dos diplomatas brasileiros que buscam manter o legado deixado pelo Barão do Rio Branco. Nos dois últimos governos a diplomacia fez um belo trabalho estreitando relações com os EUA e criando o MERCOSUL que trouxe uma nova realidade para a America Latina que está ampliando seus mercados, trazendo benefícios para a população que poderá viver em uma sociedade mais justa.
Palavras Chaves: Artigo acadêmico, diplomacia brasileira, FHC, LULA, MERCOSUL.
INTRODUÇÃO
Neste artigo será abordada a diplomacia como tema central e se destina a pessoas que tem interesse em saber como se formou a diplomacia brasileira e como tem sido nos dois últimos governos. Será abordado o que é diplomacia onde e como surgiu, a carreira diplomática no Brasil, o Itamaraty que é o órgão publica responsável pelos assuntos de política externa junto ao presidente, veremos também a diplomacia no Governo FHC onde o Brasil estreitou suas relações com o EUA, e a Era LULA, onde foi criado o MERCOSUL que tem como objetivo transformar a America do Sul em uma economia mais forte e competitiva no cenário internacional, e veremos como foi e como será a diplomacia brasileira. O QUE É DIPLOMACIA
A diplomacia é o ato de lidar com as relações exteriores ou negócios estrangeiros do Estado ou de algum sujeito de direito internacional. Na maioria das vezes é intermediada por diplomatas e tem assuntos como guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais entre outros. As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD) de 1961.
A CARREIRA DIPLOMÁTICA
A carreira do século XXI é com certeza à