ESTUDO DE CAMPO DIAMANTINA
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - IGC
TURISMO 2014 - 1° SEMESTRE
GEOGRAFIA GERAL
“De Belo Horizonte a Diamantina / MG: oferta e potencialidade turística (uma abordagem a partir da análise da paisagem)”
Marcella T. Gomes Pereira
Marina Catella Abrahão
1. Introdução
O trabalho feito a partir da análise sobre a oferta e potencialidade turística realizado no percurso Belo Horizonte a Diamantina com o objetivo de identificar tipos de clima, solos, relevos, vegetações, rede hidrográfica, foi de suma importância para a identificação dos tipos paisagísticos, explorando os recursos e potencial já existentes nas regiões visitadas. Tendo em vista que cada indivíduo analisou a potencialidade turística de acordo com sua experiência.
Neste trabalho realizado nos dias 31 de março de 2014 à 01 de abril de 2014, saímos da UFMG – Belo Horizonte e partimos para Diamantina destino final, com algumas paradas para melhor visualização e aprendizagem dos locais estudados.
2. Localização da área investigada
Partimos da UFMG – Belo Horizonte sentido sul-norte pela BR 040 com parada em Sete Lagoas na Serra Santa Helena, passando por Paraopeba, entramos na BR 135 sentido Curvelo, seguimos pela BR 259 passando por Gouveia e chegando em Diamantina pela BR 367, nosso destino final, representado na Figura 01 abaixo.
COLOCAR MAPA REDE URBANA E VIARIA REFERENCIA ABAIXO
Adaptado de: DER/MG, Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais. Mapa rodoviário – Escala 1:500.000. DER/MG: Minas Gerais, 2013.
3. De Belo Horizonte a Diamantina: uma análise da paisagem
3.1. A Paisagem Natural
3.1.1. Arcabouço Geológico
Na Figura 02 abaixo, temos o mapa geológico, que nos informa os tipos de rochas e solos. Após a saída de Belo Horizonte podemos perceber as deformações que vieram com o tempo e com o homem.
Em Belo Horizonte saímos do maciço antigo, uma mancha rosa (no mapa) que representa o escudo cristalino (rocha