Resumo: Fenomenologia e Existencialismo
Escola de Enfermagem e Farmácia – ESENFAR.
Márcia Regina Barbosa da Silva. 13210679.
Resumo para obtenção de notas Ciências Humanas Aplicadas a Saúde.
Fenomenologia e Existencialismo: Articulando nexos, costurando sentidos.
O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.
O movimento fenomenológico, como a ele se refere , nasceu da preocupação de seu mais conhecido precursor, Edmund Husserl. E foi a partir dessa primeira diretriz que se formou a fenomenologia como forma de acesso e conhecimento do mundo para em seguida se constituir no movimento fenomenológico, caracterizado por pensadores de várias áreas que procuram conhecer seus objetivos a partir de uma nova atitude que é a ATITUDE FENOMENOLOGICA, aqual acabou por se constituir um dos principais fundamentos da prática fenomenológica,Iníciou se no final do século XIX devido a três nomes especificamente:
FRANZ BRENTANO, KARL STUMPF e EDMUND HUSSERL. Mas foi a concepção de Husserl que iniciou o movimento fenomenológico.
E a partir da noção de consciência de Brentano que Husserl deu inicio a uma busca que deu o nome de “ciência Eidética”. Sua obra até os dias de hoje ainda não foi completamente publicada, pois ele tinha paixão pela exatidão. Husserl guardou de Brentano a distinção entre fenômenos psíquicos e físicos.
Esses fenômenos constituem o seu conhecimento fundamental, podendo atingir o concreto e o mundo da consciência, até então visto como algo vago.
Os estudos de Stumpf que um novo círculo de pesquisadores, se formou e ficou conhecido como a Escolo de Wurzburg que logo apos tornou-se uma Universidade.
Brentano então assumiu uma distinção entre fenômenos- Sons, cores, imagens e funções de metais e indicou esse estudo como fenomenologia.
O primeiro movimento de Husserl foi uma critica do psicologismo, realizada nas investigações lógicas. Essa crítica foi feita ao naturalismo positivista que queria aplicar os métodos das