Como funciona a ciência
Esta representação linear, passo-a-passo, do processo da ciência é simplista, mas pelo menos numa coisa está certa. Capta a essência da lógica da ciência: o teste de ideias através do uso de evidência. Contudo, esta visão do método científico é tão simplificada e rígida que, na realidade, não é útil para expor com precisão o modo como a ciência funciona no mundo real. Descreve mais exatamente como a ciência é resumida depois de ter sido produzida — em livros e artigos de revistas — do que como a pesquisa científica é realmente realizada.
A visão linear e simplificada do método científico sugere que a investigação científica segue uma fórmula invariável e linear.
Na realidade, os cientistas quando fazem o seu trabalho efetuam múltiplas actividades diferentes, seguindo diversas e variadas sequências. A investigação científica exige frequentemente que se repitam os mesmos passos, tantas vezes quanto as necessárias, de modo a enquadrar novas ideias e informação.
A visão linear e simplificada do método científico sugere que a ciência é feita por cientistas isolados avançando sozinhos ao longo desta sequência de passos.
Na realidade, a ciência depende de interações dentro da comunidade científica. Partes