Resumo extrusao injecao
Extrusora
Partes: redutor, funil de alimentação, degasagem, cilindro aquecido, rosca, flange, ventiladores, bomba de vácuo.
Componentes: motor elétrico, conjunto de engrenagens redutoras, conjunto cilindro e rosca, matriz, carcaça, painel de comando, resistências de aquecimento, ventiladores de resfriamento e bomba de vácuo.
Tipos de extrusora:
1. extrusoras de rosca simples ou mono rosca 2. extrusoras de rosca dupla 3. extrusora planetária
Vantagens da extrusora dupla rosca em relação a simples rosca:
* Maior eficiência na gelificação, plastificação e homogeneização do composto, em função da geometria de rosca mais elaborada, que permite a inclusão de uma série de elementos de mistura e cisalhamento ao longo de seu comprimento. Na prática, menores temperaturas de processamento podem ser utilizadas, ou seja, formulações mais econômicas podem ser elaboradas pela redução da necessidade de estabilizantes térmicos e lubrificantes no composto; * Maior eficiência no transporte de massa, ou seja, menor variação da vazão de composto na matriz, com efeitos benéficos na precisão dimensional do produto final; * Maior produtividade em função da possibilidade de operação em condição de processamento mais severa que as permitidas com as extrusoras de rosca simples; * Menor consumo de energia em função da maior eficiência de transferência de energia mecânica
Tipos de sistemas de aquecimento:
O principal fator que governa a qualidade do produto final é o CONTROLE DA TEMPERATURA. O aquecimento do polímero é fornecido de duas formas: externo, através de resistência elétrica, vapor ou óleo, ou interno, devido ao atrito entre a resina, o parafuso e o cilindro. Em geral a temperatura cresce da zona de alimentação à de homogeneização.
1. vapor: limites: * não fornece altas temperaturas * tendência à corrosão 2. elétricos: vantagens: * método limpo