Como é feito o plástico
1-HISTÓRIA:
A palavra plástico vem do grego plassein e exprime a característica dos materiais quanto a moldabilidade (mudança de forma física). Adota-se esse termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas.
A descoberta do plástico se deve ao desenvolvimento do sistema de vulcanização. Segundo pesquisas Charles Goodyear adicionou enxofre a borracha bruta. Nessa experiência, a borracha ficou mais resistente ao calor. Em 1846 Christian Shöbein criou a nitoceluloide, que foi a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (NHO3) ao algodão. Este era altamente explosivo e passou a ser usado como pólvora. Em 1909 foi criado o primeiro plástico, que foi areação entre fenol e formaldeído. Na década de 30 foi criado um novo tipo de plástico, que foi a poliamida ou comercialmente chamado de nylon. Após a segunda guerra mundial, foram criados outros como o dracon, isopor, poliestireno, poliestireno e o vinil.
Hoje o plástico faz parte do cotidiano da vida de tal forma que se torna impossível viver sem eles. [1]
2- ETAPAS PARA FAZER O PLÁSTICO:
O petróleo é a matéria-prima desse processo. Ele é extraído das profundezas do solo, passa por uma refinaria para ser separado em diferentes substâncias para a fabricação de vários produtos derivados, e um deles é a nafta que é a principal substância do plástico.
A nafta é enviada a central petroquímica (indústria dos produtos químicos que derivam do petróleo), lá ele é normalmente dividido em novos componentes que serão utilizados para a produção de plásticos. Ao final do processo de produção os plásticos são gerados em forma de grãos, estes grãos são enviados para as indústrias onde são transformados nos mais diversos produtos, como: copos, brinquedos, eletrodomésticos, entre outros. [2]
2.1- PET
3- ESCALA INDUSTRIAL PARA A FABRICAÇÃO DO PLÁSTICO:
Para fabricar os plásticos, os químicos e