3 Etapa Incompleto
Passo 1:
Ler e estudar sobre os “Processos de Fabricação de Peças Plásticas”, por meio da bibliografia complementar, artigos e sites indicados. Por exemplo: Os Plásticos: Processos de Transformação. SP. Disponível em:
<Http://www.plastivida.org.br/2009/Plasticos_Processos.aspx> e compartilhado em:
<Https://drive.google.com/file/d/0B860H30FivfdR1dPamNUZ0RJU1U/edit?usp=sharin
• ABIPLAST. Processos de Transformação para materiais plásticos. SP. Disponível em: <http://file.abiplast.org.br/download/links/links%202014/apresentacao_sobre_transformacao_vf.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B860H30FivfdQ1NGWk9qR0Zkb2c/view?usp=sharing>.
• DIEESE, Diagnóstico I – Caracterização da Cadeia Produtiva da Indústria de
Transformação Plástica, 2005, SP. Disponível em:
<Http://www.dieese.org.br/dieese/projetos/MTE/sub5Diagnostico1.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B860H30FivfdeFZXdEFHdmtoQkU/edit?usp=sharing.
Passo 2:
Resumo Processos de Fabricação de Peças Plásticas
1) Todos os “Processos de Fabricação de Peças Plásticas” que foram estudados.
Na preparação de uma mistura moldável de plástico, além das resinas plásticas, podem ser utilizados aditivos tais como: plastificantes, cargas, corantes e pigmentos, estabilizantes, modificadores de impacto e lubrificantes. Após o processo de produção, os plásticos que são gerados em forma de grãos são enviados para as indústrias transformadoras, que irão transformar a resina em produtos através dos seguintes processos: Extrusão, Sopro e injeção.
2) A sequência operacional básica de cada um desses processos.
Moldagem por injeção:
O material é depositado em um recipiente de alimentação da injetora, (funil), de onde é direcionado para dentro de um cilindro que contém um fuso (rosca) que o empurra, promovendo seu cisalhamento e homogeneização, contribuindo para sua plastificarão. Esse cilindro possui resistências acopladas (na parte