Lista 02
a) A montadora necessita de mais trabalhadores visto que o preço do automóvel aumentou. Isso significa que mais trabalhadores pouco qualificados ou não podem ser contratados e o salário real permanece o mesmo, pois não houve alteração no salário nominal e no nível de preços.
b) A montadora demitirá parte dos seus funcionários (provavelmente pouco qualificados) devido a menor produção de automóveis. O salário real permanece o mesmo, pois não houve alteração no salário nominal e no nível de preços.
c) Não há alteração no emprego e o salário real diminui, pois o salário nominal nas empresas alternativas desvaloriza o salário na montadora, mantendo o nível de preços.
d) Os trabalhadores pouco qualificados produzem mais e o salário real permanece o mesmo, pois não houve alteração no salário nominal e no nível de preços.
e) Quando os sindicatos elevam os salários acima dos níveis do mercado, a quantidade demandada por trabalhadores diminui e os poucos qualificados correm o risco de perder o emprego. O salário real aumenta visto que o salário nominal aumentou mantido o nível de preços.
5 -
a) Desemprego estrutural. O seu desemprego ocorreu devido a sua qualificação baixa que não o permitiu mais trabalhar na indústria do aço, provavelmente porque haviam outros mais qualificados que ele. Pode ter voltado a trabalhar em outro ramo ou ter se qualificado e retornado ao mercado das indústrias de aço.
b) Desemprego cíclico. Pois o desemprego de Alice ocorreu devido a recessão da economia, o que obrigou a empresa a demitir funcionários por conta das despesas.
c) Desemprego estrutural. Por Lance não possuir qualificação, acaba sendo excluído do mercado de trabalho pelo fato da demanda por trabalhadores está sendo suprida por pessoas mais qualificadas que ele. Por não possuir qualificação, o trabalho na companhia de mudanças pode ser informal.
d) Desemprego friccional. Pois, após a demissão, Karen foi contratada por outra empresa do mesmo setor e ficou