Plano de negócio
Resumo
O artigo propõe uma análise sobre a vantagem competitiva adquirida, através do uso da simulação, para a criação e gestão do fluxo de kits CKD (Completely Knock- down) e a elaboração de um modelo-base de simulação que permita verificar a taxa de geração de kits incompletos pelo processo produtivo. Trata-se de um estudo de caso em uma Indústria de eletrodomésticos, localizada no Pólo Industrial de Manaus. Esta análise é parte de um estudo para a solução sistêmica referente a não geração de kits incompletos. Os resultados mostraram que o uso de simulação, é possível e pode garantir baixo custo de estoque.
Palavras chave: Kits incompletos; Vantagem Competitiva; Simulação;
1. Introdução
O Pólo Industrial de Manaus (PIM), um dos mais modernos da América Latina, abriga em torno de 400 empresas de diversas áreas, atraídas pelos incentivos fiscais concedidos, desde 1967, pela Zona Franca de Manaus (ZFM). Devido tais incentivos, no PIM podem-se encontrar empresas com plantas de manufatura e centros de tecnologia bem desenvolvidos e promissores. No entanto, um dos grandes desafios enfrentados, até hoje, na região amazônica, é a questão logística, tanto para abastecimento de matéria-prima, como para a distribuição de produtos acabados.
Considerando que grande parte das indústrias do PIM, ainda, adota a importação de insumos em kits CKD (Completely Knock-Down) e considerando também o atual foco em redução de custos logísticos, o controle de pedidos e estoques dos kits é extremamente importante para as empresas situadas em Manaus.
Segundo Ballou (1993), armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes imprescindíveis do conjunto de atividades logísticas de uma empresa, seus custos podem absorver de 12 a 40% dos custos totais das despesas logísticas. Assim, com estudo e gerenciamento da cadeia de suprimentos podem-se obter resultados