Questões sociais
O estudo do liberalismo clássico é tarefa essencial para a compreensão dos fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as propostas educacionais brasileiras. Falar de liberalismo não é tarefa simples, pois este termo remete a vários questionamentos: Qual conceito de liberalismo? Pode-se falar de um liberalismo universal é temporal? Qual a origem do liberalismo? Como ele se estruturou? Quais são suas características?
O liberalismo é um conjunto de idéias que tem a finalidade de assegurar a liberdade individual e a propriedade privada. Estas idéias filosóficas foram geradas a parir do surgimento de uma nova sociedade econômica, no final da Idade Média: a sociedade capitalista.
Locke foi o primeiro a distinguir as funções do Estado e foi o principal defensor de uma Constituição que pudesse conservar a propriedade acumulada pelos homens. Escreveu sobre a importância da preservação da propriedade e a necessidade de leis que controlassem assim o estado de natureza dos homens.
2 Quadro
Autor Idéias Concepção Exemplos Encontrados Atualmente Que Justifica a Concepção
Jonh Locke Desigualdade social Os homens eram livres e iguais na medida em que tinham propriedades a zelar. Liberdade, Tolerância, Defesa da Propriedade Privada, Limitação do poder e Individualismo. Será a partir destas características que o Liberalismo será analisado nesse artigo, tendo-se em mente que as formas que ele tomou diferenciaram-se ao longo dos séculos, de modo a atender às necessidades de uma classe que passou a se constituir como tal nos fins da Idade Média, a burguesia. Estado e Governo Necessidade em se estabelecer uma sociedade da qual o governo civil pode ser substituído. Defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica. Em ter o fato de ter o contrato no qual os indivíduos