questoes sociais
As redes sociais como instrumento de mobilização social.
Curtiu? Compartilhe.
Autoras:
Fernanda Martins Chamone, Izabela Almeida Baptista, Leila Abdul Khalek Piccinini, Lívia
Mara Motta de Souza e Raiza Marcela de Brito Arcanjo.
Resumo:
Pretende-se debater o uso das redes sociais como instrumento de mobilização da sociedade para questões importantes como a liberdade, tanto na internet quanto no mundo offline.
Disseminar ideias, conteúdos, protestar e conscientizar a sociedade para causas políticas, sociais e culturais tem sido o principal papel das redes sociais. Atualmente, é possível criticar, exigir e reivindicar direitos com apenas um clique.
Palavras- chave:
Redes Sociais, Mobilização, Liberdade.
Metodologia de pesquisa utilizada:
O presente trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos publicados, além da observação e análise das redes sociais às quais as autoras estão integradas. Introdução:
O presente artigo visa demonstrar a importância das redes sociais para a conscientização e mobilização dos cidadãos para causas políticas, culturais ou sociais e a ameaça que projetos como ACTA, SOPA e PIPA representam para esta tão importante ferramenta de comunicação da atualidade.
Dos fatos:
De fato, as redes sociais ultrapassaram a sua função original de entreter e formar relações pessoais para se tornarem o principal instrumento de cobrança de posturas éticas do poder público e de empresas privadas, de organização de manifestações de cunho político, cultural e social, ou simplesmente de divulgação e/ou posicionamento contra determinadas práticas como, por exemplo, maus-tratos aos animais, o hábito de dirigir embriagado, projetos de lei que não atendem aos interesses da sociedade como um todo, entre outras. É inequívoco que a internet mudou a forma das pessoas se relacionarem e compartilharem suas ideias e convicções. Em sendo assim, conclui-se que