Moldagem por Injeção
Moldagem por Injeção
Processos de Fabricação Mecânicos
Índice
1 - Moldagem por Injeção Plástica 03
2 - Processos de Moldagem Plástica 03
2.1 - Modelagem por compressão 03
2.2 - Moldagem por transferência 04
2.3 - Moldagem por Extrusão 04
2.4 - Moldagem por sopro 06
2.5 – Termoformação 06
2.6 - Moldagem com injeção de gás 08
2.6.1 – Tipos de Injeção de Gás: 08
2.7 - Injeção com Pós Metálicos (PIM) 08
3 - Tipos de Máquinas 09
3.1 - Máquinas de Êmbolo 09
3.2 - Máquinas de Parafuso 10
4 - Elementos da Unidade de Injeção 10
5 – Moldes 10
5.1 – Tipos de moldes de injeção 11
1 - Moldagem por Injeção Plástica
Consiste basicamente em forçar uma carga de material plástico aquecido (em estado liquido), por meio de um êmbolo, em um cilindro aquecido através de um bocal ate o molde frio ou pouco aquecido, no qual o material preenche as cavidades ali alojadas formando a peça ou moldado (produto)com as mesma características geométricas, dimensionais (o produto sofre alteração de dimensionamento devido a contração que pode variar) e rugosas.
O material frio granulado ou em pó, é alimentado ao cilindro, onde é aquecido até amolecer ou plastificar, para então ser injetado no molde, de onde é extraído.
2 - Processos de Moldagem Plástica
Existem vários tipos de processo de moldagem plástica, que se diferenciam de acordo com as necessidades e especificações para a fabricação do produto.
2.1 - Modelagem por compressão
- O molde em duas partes, é montado em uma prensa e aquecido até especificada para o serviço, que depende das características do material a ser moldado.
- Estando a prensa aberta deposita-se o material de moldagem. A prensa então é acionada de forma que os moldes incidam um contra o outro.
- Na moldagem de peças grandes, geralmente se remove momentaneamente a pressão a fim de libertar gases que tenham permanecidos aprisionados.
- As funções a serem supridas pela prensa de moldagem