Polimeros
INVESTIGAÇÃO DA ROTOMOLDABILIDADE DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE RECICLADO
Felipe B. de Mello, Marcelo M. Galarça, Valmir E. Zimmermann Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFETRS/UNED Sapucaia do Sul Av. Copacabana, 100, Bairro Piratini – CEP 93216 120 – Sapucaia do Sul/RS gyros@cefetrs.edu.br Resumo. Rotomoldagem é um processo de transformação de materiais termoplásticos utilizado para a produção de peças ocas. A utilização de materiais plásticos reciclados, na rotomoldagem, é impraticável até o momento. Os fatores limitantes para esta aplicação são as propriedades necessárias aos materiais reciclados para que estes possam ser aplicados neste processo. Portanto, um estudo experimental foi realizado para investigar a rotomoldabilidade de polietileno de alta densidade reciclado. Ensaios de moldagem foram feitos e as propriedades das peças avaliadas. Palavras-chave: Rotomoldagem, material reciclado, degradação.
conduzido até um forno, onde inicia um movimento de rotação bi-axial. Com o aquecimento e a rotação do molde, o material polimérico plastifica, aderindo à cavidade do molde: a parede da peça é formada por deposição de camadas de material. Após a formação da peça, o molde ainda em rotação é retirado do forno e inicia o processo de resfriamento. O resfriamento do molde pode ocorrer por ar ambiente, jato de ar, “spray” , ou por sistemas mais complexos como camisas envoltas no molde. Depois do resfriamento do molde, o movimento cessa e o mesmo é conduzido para uma estação de desmoldagem. A abertura e extração da peça são feitas manualmente. Então o molde é novamente carregado com material e o ciclo recomeça. As etapas do ciclo de rotomoldagem são mostradas na Fig. 1:
1.
INTRODUÇÃO
A rotomoldagem é um processo de transformação de materiais poliméricos utilizado para a produção de peças ocas, tais como tanques e contentores, artigos para lazer, playgrounds, peças