Resumo Enzimas
Normalmente são de origem proteica; catalíticas (aceleram os processos). A vasta maioria das reações metabólicas funcionam com enzimas.
Enzimas e Ribozimas tem atividade catalítica em comum, porem são biomoléculas diferentes, enquanto as enzimas são proteínas, as ribozimas são um tipo de RNA (RNA catalítico), a primeira formada por amino ácidos e a segunda por nucleotídeos
Existe uma via catabólica onde as enzimas estão “desmontando” tecidos, transformando-os em biomoléculas compostas e depois em biomoléculas simples ou também biomoléculas complexas em simples, no caso do amido; outra via existem é a anabólica, que pode utilizar as biomoléculas simples de qualquer que seja a fonte e formato para formar reserva de energia ou formar um tecido próprio.
Proteínas, Caboidratos e Lipídeos são as formas onde metabolizadas produzem energia, já a via dos Ácidos Nucleicos não produz energia, seu metabolismo é voltado a informação genética. Nos alimentos a quantidade de Ácidos nucleicos são muito baixos para produzir nucleotídeos ao organismo, por isso o nosso organismo é capaz de sintetiza-los.
Toda proteína é codificada por um gene, qualquer que seja esta, porém nem todo gene codifica uma proteína. O objetivo do RNA pode ser transportador, ribossomal ou mensageiro, este ultimo é traduzido para codificar uma proteína. Caso ocorra um erro na síntese de uma enzima está pode não vir a exercer seu papel, este erro pode ocorrer por falha na tradução ou então “defeito” genético, este ultimo o código genético é degenerado e pode provocar uma deformação na enzima, parcial no caso da anemia falciforme ou total.
Todas enzimas são proteínas porém nem todas proteínas são enzimas, somente as proteínas mais sofisticadas são as que possuem atividade catalítica. A maior parte das enzimas catalisam a transferencia de atomos, elétrons ou grupos funcionais.
As enzimas podem ser proteínas simples, ou seja, formadas apenas por cadeias polipeptídicas. Quando