resumo-bio-enzimas
Catalizadores biológicos. Catalisam as reações bioquímicas – Todas as reações bioquímicas possuem enzimas que catalisam as reações.
Para obtermos energia, nosso organismo realiza uma reação de oxidação com o oxigênio e não combustão, pois a combustão é um processo físico e não química.
Para se iniciar a combustão da glicose, necessita-se de uma temperatura acima de 800°C. A mesmo reação ocorre do mesmo jeito dentro do nosso organismo. É a mesma reação, só que ocorre a 37°C por causa das enzimas.
São catalizadores biológicos específicos, ou mais ou menos específicos. Temos enzimas que agem em um, ou mais produtos e temos enzimas que agem somente em um produto. A especificidade é tão grande que enzimas são capazes até de detectar aminoácidos do tipo D ou L. Todos os aminoácidos estão presentes na conformação L porque quem faz os aminoácidos são as enzimas.
Elas aceleram as reações químicas em condições de pH e Temperatura estável. A maioria das enzimas funcionam bem a mais ou menos 20 e 37°C. Muitas são termolábeis – Elas tem sua atividade diminuída ou completamente destruída quando aquecidas, porque as enzimas , com exceção dos RNA catalíticos, são proteínas e as mesmas desnaturam quando aquecidas perdendo sua conformação nativa e como consequência perdem a sua atividade biológica – Muitas enzimas possuem estabilidade a temperaturas mais altas.
Elas participam de uma série de cascatas de reações bioquímicas que catalisam a degradação de nutrientes ou a produção (nem sempre participam do catabolismo), participam de processos energéticos e na produção de macromoléculas.
Além da parte proteica, as enzimas possuem em sua estrutura outros tipos de compostos associados a ela. Existem dois grupos: Cofatores que são íons metálicos ou Coenzimas que são moléculas orgânicas.
Como as enzimas funcionam? Existem dois fatores relacionados com atividade enzimática: Delta G’° que é o equilíbrio de reação e o Delta G que representa a velocidade da reação.
Enzima