Resumo 3 Enzimas
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso Bacharelado em Educação Física
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENZIMAS
1º BIMESTRE
Daniel Canaza Cunha
R.A. 2921520192
Presidente Prudente
Março 2015
Resumo 3
Visão geral
Praticamente todas as reações no corpo são mediadas por enzimas, as quais são proteínas catalisadoras que aumentam a velocidade das reações sem sofrerem alterações no processo global, as enzimas direcionam todos os eventos metabólicos.
Nomenclatura
Cada enzima recebe dois nomes, o primeiro é um nome curto, o nome recomendado, conveniente para o uso corriqueiro. O segundo é mais completo, o nome sistemático, o qual é utilizado quando uma enzima precisa ser identificada sem ambiguidades. Os nomes de enzimas mais comumente usados tem o sufixo “-ase” adicionado ao nome do substrato da reação. Algumas enzimas tem seu nome trivial original, o qual não tem qualquer associação com a reação enzimática. A União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular desenvolveu um sistema de nomenclatura no qual as enzimas são divididas em seis classes principais, na qual chamamos de nome sistemático.
Propriedades das enzimas
As enzimas são catalisadores proteicos que aumentam a velocidade de uma reação química e não são consumidos durante a reação que catalisam. Ex: alguns tipos de RNA podem ser usados como enzima, denominados ribozimas.
Sítios: as moléculas de enzimas contém uma região específica formando uma fenda ou bolso, que é chamada sitio ativo, que contém cadeias laterais de aminoácidos as quais criam uma superfície tridimensional complementar ou abstrato. O sitio ativo liga o substrato, formando um complexo-substrato (ES).
Eficiência catalítica: as reações catalisadas são, em sua maioria, altamente eficientes. Cada molécula de enzima é capaz de formar de 100 a 1.000 moléculas de substrato por segundo. O número de moléculas de substrato convertidas em moléculas de produto por molécula de