Resumo de metabolismo
Digestão
Hidrólise de Carboidratos
Quase todos os carboidratos da dieta são grandes polissacarídeos ou dissacarídeos, que são combinações de monossacarídeos ligados uns aos outros por condensação. Significa que um íon de Hidrogênio (H⁺) foi removido de um dos monossacarídeos e um íon Hidroxila (OH) foi removido do outro. Os dois monossacarídeos combinam-se então para formar água (H₂O).
Quando os carboidratos são digeridos, o processo descrito acima é invertido e os carboidratos são convertidos a monossacarídeos. Enzimas específicas nos sucos digestivos do TGI catalisam a reintrodução dos íons hidrogênio e hidroxila, obtidos da água, nos polissacarídeos e assim, separam os monossacarídeos. Este processo é a HIDRÓLISE (no qual R’’-R’é um dissacarídeo) Os processos digestivos das macromoléculas são efetuados por enzimas luminais e da borda em escova dos enterócitos do delgado.
A digestão de macronutrientes orgânicos
(carboidratos, proteínas, e lipídeos) é efetuada pelas enzimas do SGI. Estas são hidrolases, que catalisam a adição de moléculas de água às ligações C-O e C-N dos nutrientes, em sítios específicos.
R’’-R’+H₂O ↔ R’’-OH+R’H⁺
Os processos hidrolíticos ocorrem nas seguintes porções do SGI:
-cavidade oral: onde os carboidratos começam a ser ingeridos
-estômago
-duodeno: onde é predominante
-nas porções proximais do íleo
Hidrólise de Gorduras
Quase todas as gorduras de uma dieta consistem em triglicerídeos (gorduras neutras), que são formadas por 3 moléculas de ácidos graxos condensadas com uma única molécula de glicerol. Durante a condensação, 3 moléculas de água são removidas.
RESUMO – Alberto Galdino LoL
Digestão e Absorção
A digestão de triglicerídeos consiste no processo inverso: as enzimas digestivas de gorduras reinserem 3 moléculas de água em uma molécula de triglicerídeo e, assim, separam as moléculas de ácido graxo do glicerol. Aqui, mais uma vez, o processo digestivo é a