fatores que afetam a atividade enzimatica
Todos estão familiarizados com a forma pela qual frutos e vegetais claros, como maçãs, bananas e batatas, tornam-se escurecidos quando suas superfícies entram em contato com o ar. Este trabalho vem mostrar como ocorre a reação do escurecimento enzimático fazendo algumas considerações importantes bem como propõe um método simples e acessível que retarda esse escurecimento pela ação ascórbica e outros, a qual foi colocada na batata e na banana, sendo este composto eficaz na retardação do escurecimento enzimático.
1. Introdução
Os sistemas vivos são formados por uma enorme variedade de reações bioquímicas, e quase todas elas são mediadas por uma série de extraordinários catalisadores biológicos conhecidos como enzimas. A função da enzima é viabilizar a atividade das células, quebrando moléculas ou juntando-as para formar novos compostos.
As enzimas são proteínas (com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA) especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja, aumentam a velocidade de uma reação química sem interferir no processo. Elas estão associadas a biomoléculas, devido as sua extraordinária especificidade e poder catalítico.
São vários os fatores que afetam a atividade enzimática, os principais são:
Temperatura: A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reação diminui bruscamente. O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir. Porém, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.
Grau de acidez (pH): Ao comprovar experimentalmente a influência do pH na velocidade das reações enzimáticas se obtém curvas que indicam que as enzimas