Sistema Digestório
Prof. Jairo José Matozinho Cubas
Material didático de apoio- sem fins lucrativos.
SISTEMA DIGESTÓRIO
INTRODUÇÃO
O organismo está constantemente necessitando repor substâncias e energia para permanecer vivo. Estas substâncias, denominadas nutrientes são encontradas na natureza na forma de alimentos. No grande maioria das vezes os alimentos se apresentam em uma constituição não absorvível pelos organismos sendo necessário transformá-los.
Ao conjunto de transformações químicas pelas quais passam os alimentos damos o nome de digestão. Deste modo, as ligações químicas que mantêm as moléculas unidas deverão ser quebradas. A digestão mecânica realizada pela mastigação não executa essa função, mas apenas fragmenta os alimentos em pedaços menores facilitando a ação das substâncias que irão digeri-los quimicamente.
OS NUTRIENTES
Todo ser tem dois problemas básicos para permanecer vivo (1) obter energia para seu funcionamento e (2) repor suas moléculas e células constituintes que são constantemente trocadas.
São os alimentos que fornecerão energia e matéria prima para crescer e repor as energias gasta com funções vitais.
Os alimentos são classificados em 3 grupos:
Alimentos energéticos: ricos em energia.
Alimentos plásticos: que fornecem matéria prima para o corpo.
Alimentos reguladores: que regulam as diversas reações químicas que ocorrem no organismo.
Vamos imaginar uma pessoa que coma um belo prato de arroz com salada e fritas e beba um copo de suco de laranja.
Nele
poderemos encontrar os três tipos de alimentos. O arroz, formado por amido, é um alimento energético; a carne rica em proteína, um alimento plástico e o suco rico em água e vitaminas que são moléculas reguladoras. Há ainda a gordura que funciona tanto como energético como plástico.
É
evidente que praticamente todo AS MOLÉCULAS QUE COMEMOS
1)Glicídios:
a) Polissacarídeos: amido (de origem vegetal) e