Resumo para estudo.. enzimas
A manutenção da célula depende da contínua ocorrência de um conjunto de reações que devem atender 2 exigências fundamentais
*As reações devem ocorrer em velocidades adequadas à fisiologia celular... A insuficiência na produção ou na remoção de metabólitos pode levar a condições de doenças
*Precisam ser altamente específicas (chave e fechadura) de modo a gerar produtos definidos.
Enzimas são catalizadores (aceleradores), elas aceleram o processo de reações das células e sem gastar tanta energia.
Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação).
As enzimas controlam o metabolismo pq seria muito difícil sobreviver com a capacidade de responder apenas lentamente aos estímulos externos, por isso ela ajuda acelerando todo o processo.
A energia livre é quando temos enzimas transformando o substrato em produto gastando menos energia e tornando esse processo mais rápido.
Em uma reação, a energia livre dos produtos é menor do que a dos substratos.
Para um substrato se transformar em produto deve passar por um estado intermediário de maior energia livre. Então desta forma, para poder reagir, as moléculas devem ter uma quantidade de energia que lhes permita atingir o estado de transição.
As enzimas são muito específicas. Temos então o mecanismo chave e fechadura que é o que garante que a enzima correta se una com seu substrato específico para realizar uma determinada função.
As enzimas são fabricadas pelas próprias células.
Sua concentração celular e sua atividade podem ser reguladas, permitindo o ajuste a diferentes condições fisiológicas.
Os fatores que afetam a atuação enzimática são:
* Coenzimas
* Temperatura
* PH
* Concentração enzimática
* Concentração de substrato
* Inibição e ativação
As coenzimas são ativadores enzimáticos, elas facilitam a ação enzimática unindo o substrato com sua