Histoquímica e Citoquímica
FLAVIO GUILHERME BATISTA TEIXEIRA
RESUMO
Maceió/ Al
FLAVIO GUILHERME BATISTA TEIXEIRA
RESUMO
Pesquisa apresentada à matéria de Histologia e Embriologia, como requisito parcial para obtenção de conhecimento sobre Histoquímica e Citoquímica de Ácidos Nucleicos, Íons e Proteínas.
Profª.:
MACEIÓ /AL 2013
Histoquímica e Citoquímica de Ácidos Nucleicos, Íons e Proteínas
Histoquímica e citoquímica são termos usados na Histologia para indicar métodos de localização e identificação de substâncias em cortes histológicos ou em cultura de células. Muitos procedimentos foram desenvolvidos para analisar os componentes químicos e/ou estruturas dos cortes de tecidos e células cultivadas. A maioria se baseia em reações químicas específicas ou em interações de alta afinidade entre moléculas, produzindo substâncias insolúveis coloridas – para a visualização em microscópio óptico – ou elétron-densas – para a visualização em microscópio eletrônico, para assim haver estudos específicos.
Visualização de Ácidos Nucleicos (DNA e RNA)
A citoquímica de ácidos nucleicos propicia - pela identificação do DNA ou RNA, um estudo histológico específico para a compreensão da formação de proteínas por transcrição genética e também mutações da molécula de Ácido Desoxirribonucleico.
O DNA e o RNA podem ser identificados pela coloração de células ou cortes de tecidos com corantes básicos. Sendo componentes ácidos (por isso ácidos nucleicos), possuem afinidade por corantes de pH básico (hematoxilina, por exemplo).
O DNA também pode ser evidenciado e quantificado nos núcleos das células por meio da reação de Feulgen (específica para DNA), que trata os cortes por hidrólise ácida, mostrando o DNA por meio de corantes.
Localização de Íons
Íons de cálcio, ferro, fosfato, dentre outros, podem ser localizados em tecidos usando métodos de reações químicas que