Biologia celular e molecular
A Citoquímica nada mais é que a parte da citologia que realiza o estudo da composição química das células e de todos os processos moleculares existentes entre as células e na própria célula.
Para realizar esses estudos a Citoquímica faz uso de análises químicas e físicas para observar todas as questões e processos biológicos, moleculares com relação a composição química das células.
A Citoquímica estuda todos os processos químicos e biológicos no estado molecular que acontecem dentro das mais diversas e variadas células existentes.
É comum a Citoquímica usar técnicas ligas a área da histologia (mais precisamente da histoquímica – coloração dos tecidos), pois os tecidos – campo de estudo da histologia – é composto por um conjunto de células que é o objeto fim de estudo da Citoquímica.
Citoquimicas
A Citoquímica é tida como a ligação entre a bioquímica (estuda os processos químicos que acontecem nos organismos) e a Morfologia (estuda a forma dos seres vivos).
Os estudos realizados pela Citoquímica são possíveis de serem realizados devido a descoberta por parte do homem, de técnicas que usam regentes químicos (por exemplo: os corantes) que reagem junto as células, desvendando as suas substancias e estruturas e como ficam localizadas.
Os estudos da Citoquímica são bastante uteis aos seres humanos pois através deles, conseguimos obter informações sobre diversas doenças e como desenvolver os tratamentos necessários para obtenção da cura dessas enfermidades.
Os Objetivos da Citoquímica
Os objetivos dos estudos realizados pela Citoquímica são:
1. Encontrar na estrutura das células os compostos químicos que estão presentes em cada célula;
2. Após encontrar os compostos químicos é necessário identificar cada um deles para destrinchar a composição da célula;
Células
De uma maneira simplificada e geral, a Citoquímica tem como objetivo a identificação e a localização dos compostos químicos e das macromoléculas que existem nas células.
As