meio ambiente
Turma: Engenharia Civil, Noite, Turma D
Síntese
A reciclagem de resíduos gerados pela indústria da construção civil vem se destacando como uma importante prática para a sustentabilidade, no modelo atual de produção, os resíduos sempre são gerados seja para bens de consumo duráveis (edifícios, pontes e estradas) ou não-duráveis (embalagens descartáveis). Embora a redução na geração de resíduo seja sempre uma ação necessária, ela é limitada, uma vez que existem impurezas na matéria-prima, envolve custos e patamares de desenvolvimento tecnológico. A indústria da construção civil e o setor mais responsável pelos impactos ambientais, grande consumidora de recursos naturais, e considerada uma grande geradora de resíduos. Os resíduos sólidos são os mais preocupantes ao meio ambiente e os mais descartados pela sociedade, são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc.). Grande parte destes resíduos e produzidos nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residencias, escolas, indústrias e construção civil.
A classificação específica para os resíduos de construção e demolição no Brasil foi definida, primeiramente, pela NBR 10.004, publicada em 1987 (1ª edição), hoje substituída pela NBR 10.004 / 2004 que definem resíduos como: Resíduo no estado sólido ou semissólido que resultam de atividades de origens: industriais domesticas, hospitalares, comerciais, agrícolas, de serviços e de varrição.
Os grandes desafios do setor da construção civil, atualmente, são a diminuição do déficit habitacional, a criação e melhoramento da infraestrutura de transporte, saneamento, energia e etc., e assim amenizando os problemas ambientais causados por essa demanda.
Fontes:
https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernoexatas/article/view/1264