Citologia
1) Diferencie as Células procarióticas das eucarióticas, além dos vírus. As células eucarióticas são mais complexas do que as procarióticas, pois as eucarióticas possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.
As células procarióticas são muito diferentes das eucarióticas, pois uma da sua principal característica é a ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA de um anel não associado a proteínas ( como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõem em filamentos espiralados e associados a histonas). Essas células procarióticas são desprovidas de mitocôndrias , complexos de golgi, retículo endoplasmático e sobre tudo cariomembrana o que faz o DNA ficar disperso no citoplasma.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, apresenta incapacidade de se multiplicar e possuem material genético DNA ou RNA nunca os dois.
2) Relacione a síntese proteica com as organelas de endomembranas. (Retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de golgi).
O retículo endoplasmático está intimamente relacionado com o complexo de golgi.
No núcleo temos o DNA que passa a informação para o RNA que decodifica essa informação e vai para o retículo endoplasmático rugoso onde tem presença de ribossomos que produz a proteína, passa pelo retículo endoplasmático liso para o complexo de golgi, onde será armazenada ou endereçada ou ainda produzir lisossomos, vesículas secretoras etc.
3) Diferencie as técnicas de estudo de citologia: Citoquímica e histoquímica. Dê exemplos.
Citoquímica: Estudo da composição química celular e dos processos biológicos a nível molecular que se desenrolam no das células. A citoquimica dedica-se ainda a identificação e localização dos compostos químicos e macromoléculas nas células, esse estudo só é possível usando reagentes corantes que