Signos linguisticos
L íngua Portuguesa I
Língua Portuguesa I
Telma Ardoim
TROL
L íngua Portuguesa I
2
Os Signos Linguísticos
Conceito de signo.
O significante e o significado - conceituação.
A relação significante x significado.
27
L íngua Portuguesa I
Como vimos na unidade anterior, a comunicação se dá pela linguagem verbal e pela linguagem não -verbal.
Agora, vamos tratar da linguagem verbal e de todos os mecanismos que a envolvem. Você terá contato com o signo linguístico, isto é, com todo o processo que envolve a língua.
Vamos lá, então?
O bjetivo(s) da Unidade:
Reconhecer, dentro da linguagem verbal, a estrutura do signo linguístico, bem como os procedimentos básicos a que essa estrutura está relacionada: o papel do significante e do significado.
Plano da Unidade:
Conceito de signo.
O significante e o significado - conceituação.
A relação significante x significado.
B ons estudos!
Sucesso!
28
L íngua Portuguesa I
Os Signos Linguísticos
Ao introduzirmos essa unidade com a definição de signo, queremos ressaltar que signo é, antes de mais nada, sinal, símbolo e, portanto, refere-se a alguma coisa. Sempre que tentamos representar a realidade por meio da palavra, estamos f alando de signo linguístico.
V eja o verbete tirado do dicionário eletrônico Michaelis – UOL, 2002 sig.no s. m. 1. Astr. Cada uma das doze partes em que se divide o zodíaco e cada uma das constelações respectivas. 2. Linguíst. Tudo aquilo que, sob certos aspectos e em alguma medida, substitui alguma coisa, representando-a para alguém. — S. linguístico: o que designa a combinação de conceito com a imagem acústica, ou seja, a combinação de um significado com um significante. Em bola, por exemplo, a sequência de sons b-o-l-a é o significante, e a ideia do objeto é o significado. S.-de-salomão: emblema místico, símbolo da união do corpo e da alma, que consiste em dois triângulos entrelaçados formando uma