Signo linguistico
Marta leitão nº 5829
FBAUL 2010
Resumo
Neste trabalho irei apresentar um estudo acerca do signo linguístico, onde se explora todos os seus componentes e a sua organização.
Este é um pequeno estudo baseado na tese de Sausurre.
Introdução
Neste trabalho visa-se explorar o signo linguístico e da sua aplicação na arte, com base nos estudos de Sussurre
O conceito de signo linguístico tornou-se bastante interessante no desenvolvimento das aulas de cultura visual, por ser o elemento mais simples da linguagem humana e mesmo assim o elemento mais importante da comunicação.
Tentei desta forma explorar todos os componentes do signo linguístico- significante e Significado; arbitrariedade do signo; linearidade do signo: imutabilidade e mutabilidade do signo.
Desenvolvimento
Ferdinand de Saussure nasceu em Genebra a 26 de Janeiro de 1857 e faleceu em Morges a 22 de Fevereiro de 1913. Foi linguísta e filósofo do século XIX.
As suas elaborações teóricas proporcionaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência, estabeleceu a língua como um sistema semiológico e separou os elementos psíquicos dos físicos e fisiológicos. A língua é apresentada como um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositada como produto social na mente de cada falante de uma sociedade. Este passa a tratar a língua como uma unidade de signos bastante complexa e importante. Estes estudos de Sausurre desencadearam o aparecimento do Estruturalismo. O estruturalismo tornou-se numa corrente de pensamento a nível mundial baseada no pensamento de Saussure. Os estruturalistas procuram encontrar matrizes escondidas que uma vez imaginadas permitem perceber conceitos que à nossa escala parecem caóticos.
Após morte de Saussure os seus alunos procuraram os seus escritos com o objectivo de publicar um livro baseado na sua doutrina. Como não encontraram nenhum documento escrito decidiram estudar as suas