O Signo Línguístico
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO LETRAS PORTUGUÊS / ESPANHOL
ALUNA ; NEIVA APARECIDA PIRES DE SOUZA
Atividade 02.
Fazer um resumo sobre o signo linguístico destacando as suas características.
Para falar sobre o signo linguístico é fundamental conhecer a biografia de Ferdinand Saussure (1857- 1913), o fundador da linguística científica. Filho de uma família rica, nascido em Genebra, Suíça, seu pai era um eminente naturalista. Desde cedo estudou inglês, grego, alemão, francês e sânscrito. Continuou a tradição científica de sua família, em 1875, estudou física e química na Universidade de Genebra. Em 1877, aos 21 anos, Ferdinand de Saussure publicou o livro "Memória sobre as Vogais Indo-Europeias".
Três anos depois defendeu sua tese de doutorado, "Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito". No ano de 1881, Ferdinand de Saussure assumiu a cátedra de linguística na Escola de Altos Estudos de Paris. Em 1886 tornou-se membro da Sociedade Linguística de Paris, no ano seguinte foi para Leipzig, na Alemanha para completar seus estudos.
Transferiu-se em 1891 para a Universidade de Genebra, para lecionar linguística indo-europeia e sânscrito até 1906, quando se tornou professor titular de linguística. Saussure foi professor na Universidade de Genebra até sua morte, aos 55 anos.
Após a morte de Saussure, seus discípulos Charles Bally (1865-1947) e Albert Sechehaye ( 1870-1946) esperavam encontrar em seus manuscritos a imagem fiel de suas geniais lições. O mestre destruía os rascunhos que escrevia, então reuniram as anotações minuciosas de seus alunos, compararam-nas e recriaram o pensamento do fundador da linguística. Assim em 1915 surge a publicação do "Curso de Linguística Geral".
No “Curso” se encontram os conceitos fundamentais do modelo teórico estruturalista. O estruturalismo compreende que a língua é formada por elementos coesos inter-relacionados que funcionam a partir de um conjunto de