Pedir ajuda MECÂNICA
2.1- Processo de torneamento
O processo que se baseia no movimento da peça em torno do seu próprio eixo chama-se torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.
O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça à ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta que deve ter como característica em geral um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado, dentro do torneamento tem-se varias operações que exigem ferramentas com geometrias, ângulos e durezas diferentes.
2.2- Modelos de tornos
Para atender às numerosas necessidades, a técnica moderna põe à nossa disposição uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características, forma construtiva, etc. A escolha do tipo de torno adequado para a execução de uma determinada fabricação deverá ser feita devido a cada necessidade. Dentro os tipos de tornos que existem temos: Torno de placa, tornos copiadores, torno CNC, torno revolver, torno de produção, torno vertical e torno horizontal universal.
2.2.1- TORNOS DE PLACA
O torno de placa é um torno de grande altura de pontas, empregado para tornear peças curtas e de grande diâmetro, tais como polias, volantes, rodas, etc.
2.2.2 - Tornos Copiadores
Os tornos copiadores permitem obter peças com forma de sólidos de revolução de perfil qualquer. Para poder realizar estes trabalhos, é necessário que a ferramenta esteja animada de dois movimentos simultâneos: um de translação, longitudinal e outro de translação, transversal, em relação à peça que se trabalha.
2.2.3 - TORNOS DE PRODUÇÃO
Os tornos de produção (de corte múltiplo) são providos de dois carros, um anterior com movimento longitudinal e outro posterior, com movimento transversal, que trabalham