Ensaio filme a testemunha
O filme ‘Witness’, que recebeu o nome em português de ‘A Testemunha’, é datado de 1985, nos Estados Unidos, e sua história se resume à investigação de um assassinato em que uma criança Amish foi a única testemunha .Devido a complicações decorrentes de uma investigação cujo procurado faz parte de um grupo de policiais corruptos, o protagonista se vê obrigado a se esconder em uma comunidade Amish para proteger a si mesmo e a família da testemunha.
Nota-se uma discrepância grande entre a cultura Amish e o modo como a sociedade vive na ‘cidade grande’. A comunidade Amish, que habita a América do Norte, é bem conservadora quanto ao uso de tecnologia, além de não usar a violência para resolver situações, o que a distingue bastante da sociedade urbana. Durkheim afirma que o modo como os cidadãos das grandes cidades contribuem entre si se chama ‘Solidariedade Orgânica’. No filme, por exemplo, ao pedir ajuda à irmã para deixar que o garoto Amish e sua mãe possam dormir por uma noite em sua casa, ela reclama do pedido, uma vez que atrapalharia a sua noite, apesar de ter sido agradável com as visitas. Já na comunidade Amish, quando o policial chega ferido à bala na casa de um aldeão, é recebido sem reclamações, ajudando-o a se curar. Isso é típico da ‘Solidariedade Mecânica’ (apesar de não haver violência, que é classificada como uma característica desse tipo de sociedade). Nela, os indivíduos exercem funções iguais (no filme, os Amish possuem anciãos, que são considerados líderes devido às experiências de vida) e seguem uma mesma crença e mesmos costumes, chamado por Durkheim de ‘Consciência Coletiva’.
Em certa parte do filme, vê-se claramente como funciona uma sociedade mecânica. A fim de construir um celeiro para um casal que havia acabado de casar, todos os aldeões se juntaram e em apenas um dia, fizeram a construção. Enquanto os homens mais jovens usavam a força para erguer as paredes, os anciãos administravam e as mulheres e crianças