A indústria cultural
A indústria cultural é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem e distribuem esse conteúdo cultural artístico com o objetivo de obter um lucro.
O mundo dos dias atuais vive nesse sistema econômico cultural capitalista e o surgimento dessa sociedade foi a responsável pela transformação dessas manifestações culturais em produto.
A arte em geral e suas manifestações históricas culturais podem servir como identidade de uma região; Essas manifestações podem ser diretas ou indiretas, como por exemplo uma aldeia indígena que produz seus vasos de cerâmica e panelas(o que acabaram se tornando artifícios culturais e produtos) e diretamente aquelas camisetas típicas de “I <3 NY”. O que acaba se tornando um símbolo cultural artificial totalmente voltado ao mercado capitalista.
Essa indústria cultural tenta produzir algo que conquiste seu público. “Um forte exemplo de indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, penetração de público e variedade de conteúdo em vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador, cujo indivíduo possa vir a entrar em estado de alienação.”
(-infoescola)
A indústria cultural pode ser um fator importante para a formação da consciência coletiva, porém, nem de longe seus produtos são artísticos. A cultura e suas expressões genuínas foram gradativamente convertidas em produtos e esses produtos culturais são exclusivamente dependentes desse mercado; Essa idéia nos permite entender de que forma que essa indústria age; Oferecendo produtos que promovem um tipo de satisfação, que agrada o individuo e isso os submete a todo esse monopólio tornando-os “acríticos” pois esses produtos são comprados por consenso. Isso foi chamado de pseudo individualização; “A mesma coisa é oferecida a todos pela padronização da produção de bens de consumo” e faz com que acreditemos que por algum