consciência coletiva
CONSCIÊNCIA COLETIVA
PESQUISA DE CAMPO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
IDENTIFICAÇAO DO TRABALHO
Título
Consciência coletiva: pesquisa de campo.
Alunos
Curso de Graduação – Departamento de Engenharia
Engenharia Ciclo Básico – Disciplina de Sociologia – 1ºSEM/NOT 2014.
Professor: Paulo Niccoli Ramirez
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca discutir os conceitos de consciência coletiva aplicando questionários sobre a opinião de cada um sobre os envolvidos no texto em questão.
De acordo com Émile Durkhein, a consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média da população de uma determinada sociedade, ou seja, a consciência coletiva não se baseia na consciência dos indivíduos singulares, mas sim de grupos específicos que se desenvolvem por toda a sociedade.
Traçaremos ainda um leve comparativo com o conceito de sociedade orgânica e mecânica , como diferentes sociedades podem influenciar nos resultados de pesquisa de opinião.
1.1 DESENVOLVIMENTO
A consciência coletiva, segundo Émile Durkhein (sociólogo francês, 1858-1917), é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
Assim como na vida mental, a consciência coletiva é feita de representações que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com força sobre as consciências individuais. A consciência coletiva é fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas, formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais.
Segundo Durkheim, existem duas consciências distintas em cada indivíduo: uma é aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a formá-la, a outra é a que cada