T Cnicas De Observa O Usadas Em Biologia
Biolog
ia
A curiosidade humana e o fantástico mundo científico apresentaram, dentre inúmeras outras descobertas, o microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos.
As unidades de comprimento usadas à observação de células são:
Mícron (µ) 10-6 m, angstrom (Å) 1010 m, nanômetro (nm)
10−9.
Observação “in vivo” e “in vitro”. Observação “in vivo”: é quando observamos ao microscópio células da cauda de um girino ou da fina membrana interdigital dos sapos ou rãs, ou a epiderme das folhas de plantas do gênero Tradescantia.
Cauda do girino
Fina membrana interdigital dos sapos
Observação “in vitro”.
Observação in vitro é realizada por meio de soluções que contem os nutrientes necessários para as células manterem-se vivas e proliferarem por algum tempo.
Algumas técnicas de observação
Esmagamento
Consiste em colocar um pequeno fragmento entre uma lamina de vidro e uma lamínula, fazendo-se leve pressão com o polegar. Esfregaço
Esse método é muito usado para observar células de sangue, que estão mergulhadas em meio líquido.
Corte: Consiste em obter cortes finos de células ou tecidos
Coloração: Qualquer dos processos descrito não garante por si só a possibilidade de se evidenciarem estruturas celulares, necessitam ser coradas para serem visualizada no microscópio.
Técnicas citoquímicas: A técnica histoquímicas ou citoquímicas nos permite observar componentes celulares através do microscópio óptico ou eletrônico, mas para chegarmos nesses resultados foram elaboradas inúmeras outras técnicas.
Autorradiografia:
Temos outra técnica chamada de autorradiografia, também chamada de radioautografia. Para o estudo dos fenômenos de síntese dentro da célula.
Para acontecer a sintetização celular de um determinado composto químico, ela usa moléculas de outros químicos Microscópio
As células e seus componentes, devido ao seu reduzido tamanho, não podem ser vistos a olho nu.
Para isso, usam-se instrumentos que