RESUMO - EMILE DURKHEIN
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
GILSON BATISTA GONZAGA
RESUMO:
EMILE DURKHEIN
CAMPINA GRANDE
2013
2
GILSON BATISTA GONZAGA
RESUMO:
EMILE DURKHEIN
Trabalho referente às exigências parciais para a conclusão do componente curricular –
Sociologia da Educação.
Orientação: Prof. Ms. Eugênio Pereira
CAMPINA GRANDE
2013
3
QUINTANEIRO, Tânia. Capítulo 2: Émile Durkheim. In.: QUINTANEIRO, Tânia;
BARBOSA, Maria Ligia Oliveira;OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2.ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
TURA, Maria de Lourdes Rangel. Durkheim e a Educação. In.: TURA, Maria de Lourdes
Rangel. (org.). Sociologia para Educadores. 4.ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
Emile Durkhein nasceu na França em 15 de abril de 1858, onde viveu em uma
Europa em guerra e também num profundo momento de modernização. Embora a sua formação tenha sido em filosofia, toda a sua obra foi debruçada sobre a sociologia. Ele é considerado um dos pais dessa ciência e fundou a escola francesa que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Foi o primeiro a ministrar a sociologia como disciplina em universidade.
Durkhein tinha o fato social como objeto de estudo de sua teoria sociológica e os considerava como coisa. Entendia que esses fatos eram exteriores, isso porque os padrões de cultura eram imputados aos indivíduos; coercitivo por possuírem características relacionadas com a força dos padrões culturais do grupo no qual os indivíduos integram e porque estes são obrigados a cumpri-los, e extenso posto que os fatos sociais são direcionados para a coletividade e não para um indivíduo de forma específica.
O fato social consiste em modos de agir, pensar e ser. Eles norteiam as formas de comportamento de uma sociedade e quem se opõe a segui-los padecerão no meio social.
Segundo Durkhein, nos não nascemos com esses modos, eles