PAPER ALINE
Aline Aparecida Rodrigues
Prof.ª Sônia Aparecida Cazula Lopes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Sociologia Geral da Educação
25/10/2010
RESUMO
O presente trabalho implicará em lhes apresentar com maior complexidade o que é a sociologia da educação, suas raízes, alguns de seus pensadores e suas correntes teóricas de maior influência para o desenvolvimento deste objeto de estudo que tanto está presente nas escolas e didáticas atuais.
Palavras – Chave: Sociologia, Educação e pensadores.
1 INTRODUÇÃO
A Sociologia surgiu no século XIX, sabe-se que a mesma foi primordial para a melhor compreensão dos problemas sociais que estavam acontecendo. Dentre os principais destacam-se o processo de industrialização iniciado no século XVIII.
A sociologia vista como ciência, surgiu e se desenvolveu dentre a modernidade, e fortaleceu-se devido o capitalismo, pois as diversas revoluções que ocorreram neste período foram essenciais para o desenvolvimento dos estudos científicos da sociologia, pois com tamanha mudança a mesma firmou-se no quadro contemporâneo do presente momento e cresceu frente aos estudiosos ao estudar os acontecimentos e mostrar respostas para a sociedade em geral.
A sociologia da educação estuda os processos sociais de ensino da aprendizagem. Pois se engloba nestes processos instituições e organizações na qual a sociedade se baseia para prover a educação, como também as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos.
O processo de industrialização é tão importante para a sociologia por ter como objetivo estudar a forma de como as sociedades continuam funcionando com o passar do tempo e as suas grandes transformações, tais como o processo de industrialização, este um dos mais fortes contextos para estudo do presente tema, contexto este, fortemente defendido pelos grandes estudiosos e pensadores da época.
2 Émile Durkheim, o fundador da sociologia da educação
Para Émile Durkhein a educação é a