Resumo Dos Textos
Dinâmica: Entrevista Musical
História Social da Criança e da Família
“É assim a criança da Educação Infantil”
É muito gostoso ler textos que falam sobre crianças, sejam elas de qualquer idade, à medida que se lê, você vai entrando naquele mundo maravilhoso que é o mundo da criança, desde bebê se acompanha ali o seu desenvolvimento, as primeiras falas, seus medos, os primeiros passos, suas irritações, os carinhos que gostam de receber, os amiguinhos com quem elas gostam de brincar. As farras e gracinhas que fazem com seus familiares. O adulto volta a ser criança quando se convive com uma.
É uma pena saber que em épocas passadas como na idade média a criança não era considerada criança, ela não vivia a sua infância, pois aos sete anos já tinha que enfrentar o trabalho.
As famílias se preocupavam mais era com seus nomes e bens, não percebiam o como as crianças eram sensíveis e precisavam dos seus carinhos e apoio. Era como se a criança fosse um ser desprezível que só servia para o trabalho e se viesse a morrer não importava, pois não faziam parte da sociedade.
Com o passar do tempo finalmente uma luz brilhou, as crianças começaram a frequentar as escolas, lógico com disciplina, bem severas naquele tempo, mas era um avanço de onde se formou grandes sábios e a sociedade foi valorizando mais as nossas crianças que vive em seu mundo de imaginação, um mundo só de bondade, de sorrisos sinceros, de pureza divina.
A criança é tão pura que acredita em tudo que o adulto diz, acredita que ele vai a proteger de qualquer mal.
A criança é egocêntrica, tem pensamentos, se expressa através do desenho o que sente, ela adora músicas e brincadeiras. Quando chega aproximadamente aos quatro anos de idade começa a contar as suas histórias e vai vivendo assim se descobrindo cada vez mais seus gestos, sua postura e seu corpo. Não gosta de receber não como resposta, pois acha que tudo pode, mais cabe aos pais irem ensinando seus filhos desde pequeninos o certo e o