ORIGEM DA PODOLOGIA

1031 palavras 5 páginas
História

da

Podologia

Jesiane Angela Fernandes

Técnico em Podologia 2015

Podologia

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.
A palavra Podologia deriva do grego:
“podo” significa pé e
“logos” significa tratado.
Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.

Como outras ciências da saúde, a podologia teve uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente para caracterizar a Podologia no seu estado atual. Faz parte dessa evolução a aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a Podologia uma área da saúde altamente especializada.
Assim, pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento das podopatias superficiais.

História da Podologia

Registros relatam que a Podologia surgiu a cerca de 5 milhões de anos, quando o homem ficou em posição ereta. Quando o homem começou a caminhar uma série de modificações em cadeia foi iniciada em todo o corpo para uma adaptação anatômica.
Com o passar do tempo, com desnivelamentos e acidentes geográficos dos terrenos, surgem os problemas nas extremidades inferiores do corpo, provocando má formação e infecções. Foi daí que surgiram tratamentos rudimentares para manter o equilíbrio e facilitar os movimentos e as caminhadas com condições mais seguras.

Na América, surgiram os primeiros povos que usavam pedras, canivetes e navalhas para desbastar calos e calosidades, cacos de vidro para raspar as unhas, penas de patos ou de gansos para desencravar as unhas, todos feitos por homens conhecidos como raspadores e curador de calos, operadores ou calistas.

Na década de 1990 foi criado em São Paulo o curso de Podologia. Em 2001 foi criado o primeiro Centro Técnico de Podologia, em

Relacionados