RESUMO DO TEXTO
Adriana Alves Costa¹
¹Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2012 e discente do Curso de Direito da Universidade Paranaense.
Introdução: O presente trabalho é um resumo sobre a vida do Jurista Hans Kelsen, que além de teórico na área de direito também foi filósofo e sociólogo. Ao longo do texto o autor Tercio Sampaio Ferraz Jr. cita algumas de suas principais obras, sendo que no total Kelsen chegou a publicar mais de 620 títulos.
Desenvolvimento: Segundo o Ferraz Jr. Hans Kelsen faleceu em 1973 aos 91 anos. Sua primeira obra de destaque foi escrita em 1911 (Hauptprobleme der Staatsrechtslehre) e após foram publicadas cerca de 620 títulos. Além disso, textos relacionados especialmente a suas obras ultrapassam em número 1200.
Kelsen além de teórico do Estado contribuiu com Áustria, enquanto autor de sua Constituição e por ter sido juiz da Corte Constitucional deste país entre os anos de 1921 e 1930. Antes de se exilar, escreveu e publicou sua obra mais notória – Teoria Pura do Direito – no ano de 1934. Seu exilio ocorreu no período do nazismo (natural de Praga), refugiou-se nos Estados Unidos, permanecendo na Universidade de Berkeley até sua morte.
Outro fato marcante de sua vida relaciona-se a ele ter pertencido e sido jurista do Circulo de Viena, assim como Carnap, Wittgenstein, Schlick e Freud (estes em num período mais recente).
Destaca-se que alguns autores que enalteceram sua contribuição para o mundo em uma obra que foi lançada na ocasião de seus 50 anos, onde continha ensaios o homenageando. Entretanto não existiram apenas adeptos e admiradores, mas também aqueles que o criticaram, com ênfase a Voegelin que via suas obras com excesso de formalismo. Mas o Ferraz Jr compreende que o maior objetivo de suas obras relaciona-se a discussão e indicações de “princípios e métodos da teoria jurídica”, voltando-se a ideia de que a ciência jurídica deveria ter “método e um objetivo