resumo de textos
A - O analfabetismo no Brasil
B - O Brasil lê mal
C – O novo leitor
Segundo o texto “O analfabeto político”, o pior analfabeto é aquele que torna-se alienado às decisões políticas e aos próprios políticos uma vez que não participa de forma alguma dos acontecimentos nessa área e ainda assim diz odiar política sem ao menos saber mais sobre.
A partir da leitura do texto “O Brasil lê mal” é possível concluir que a incapacidade de grande parte da sociedade brasileira de compreender e ler corretamente um texto deve-se ao erro sistêmico e não a pobreza do país. Isso se torna trágico ao saber que apenas 1%, comparados com 6% da coreia e 13% dos EUA é a proporção de brasileiros de elite capazes de compreensão perfeita dos textos escritos. Aumentando assim, a incidência do analfabetismo funcional do país.
Em “O novo leitor” o conceito de leitor vai além de decifrar o código e assina o nome, mas sim ser capaz de dialogar, tornar-se conhecedor de informações e, sobretudo encaminhar soluções no cotidiano. Por isso, a leitura passa da questão escolar á esfera social, uma vez que esta seja tanto de interesse das escolas quanto de empresas. Isso deixa claro o porquê da prosperidade econômica está diretamente e proporcionalmente ligada à capacidade de interagir com o mundo, ou seja, ler e responder com autonomia e crítica às informações circulantes. A condição de leitor nesse conceito recoloca o sujeito no seu lugar de pensar, sentir e agir, por modo próprio como interlocutor da história.
- Breve comentário sobre a importância de ser um leitor competente na sociedade atual. Um leitor competente vai além de ler e decifrar, mas sim, obter um senso cada vez mais crítico diante do que leu e buscar dessa forma ter mais informações sobre determinado assunto. Isso torna-se importante na sociedade atual, a medida que essa leitura saiu de um campo mais restrito