Resumo do texto O que é Ler/ Porque Ler de Ezequiel Silva
Taísa Ana Montagna (UFMS 2013)
Marlene Carvalho e Maurício Silva. Como ensinar a ler quem já sabe ler- Leu, mas não entendeu: O problema que costuma explodir na universidade. Vol. 20 Nº 119 Ciência Hoje, Abril de 1996.
Marlene Carvalho professora da Faculdade de Educação UFRJ e Maurício de Silva Professor da Faculdade de Letras UFP, através deste artigo procuram refletir sobre o uso e ensino da leitura na universidade, o que se faz necessário para que os alunos sejam capazes de ler para aprender. Para Carvalho e Silva “ler para aprender é uma tarefa complexa, que envolve várias operações cognitivas”.
Assim os autores abordam que as leituras obrigatórias trazem o mito de que todos os alunos tem a mesma capacidade de entendimento, mas a compreensão da leitura começa na infância, cada indivíduo tem o seu conhecimento de mundo, o que faz o leitor dialogar com o autor e interpretar o tema lido a seu modo. No livro “A Importância do Ato de Ler” Paulo Freire (1982) diz que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial”.
Carvalho e Silva citam alguns erros dos professores que levam os alunos a interpretações incorretas dos textos como: extrair a ideia principal do texto, o professor deve direcionar a leitura, sem, no entanto condicionar em demasia a busca dos objetivos, para que o leitor tenha uma visão crítica a qual se faz necessária; se não entendeu o texto leia de novo, o simples ato de ler e reler mecanicamente não faz com que o leitor entenda, os professores devem ajudar o aluno a compreender suas dificuldades; se não entendeu o problema é de vocabulário, procure no dicionário as palavras desconhecidas, o dicionário pode auxiliar o leitor, mas os autores apontam para a necessidade de ajudar o aluno a compreender o significado da palavra através do contexto.
Para os autores as recomendações de Angela Kleiman em relação a ensino na infância valem para os adultos, o professor deve sempre