A importância de saber ler e interpretar na formação de um indivíduo de opinião e cidadão ativo na sociedade
BARBOSA. Débora Aparecida; DOARTE. Ataíce Borges, e RODRIGUES. Vandrei Paulo
“Uma mentira dita cem vezes, torna-se um dia verdade.”
(Adolf Hitler)
RESUMO
No presente artigo propusemos uma reflexão, uma indagação e uma compreensão acerca da importância da leitura e da interpretação de texto na formação de um indivíduo que seja opinativo e ativo na sociedade, uma vez constatado que a maioria dos alunos no final da primeira fase escolar (Ensino Fundamental) ainda não estão totalmente preparados para agir de forma atuante na sociedade. Expusemos os conceitos de ler e interpretar com base em alguns autores e abordamos o método como é trabalhado a leitura e interpretação de textos nas escolas, tanto estaduais e municipais quanto particulares; destacando também que a educação dos indivíduos precisa enfatizar a leitura como via de inclusão social e de melhoria para a sua formação, pode-se perceber o processo de construção e reconstrução do conhecimento em espaços de disseminação de leitura como a escola e a biblioteca. Enfatizamos o objetivo principal deste artigo que é a conscientização da sociedade para a intensificação de ações de incentivo à leitura, pois esta promove o resgate da cidadania, devolve a auto-estima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente.
PALAVRAS CHAVE: leitura e interpretação; formação de um cidadão atuante; benefícios da leitura; leitura na escola e; sociedade consciente.
INTRODUÇÃO
A sociedade atual caracteriza-se pela busca da informação, do conhecimento. A educação dos indivíduos precisa enfatizar a leitura como via de inclusão social e de melhoria para a sua formação. Percebe-se o processo de construção e reconstrução do conhecimento em espaços de disseminação de leitura como a escola e a biblioteca.
Ler textos que diz a respeito da nossa sociedade, os