Resumo do texto "política para não ser idiota"
O termo POLITICA nos dias de hoje perdeu o seu real sentido. A sociedade não se interessa mais em participar, em contribuir com a política, porque nem todos o levam a sério, da maneira que deveriam levar. O modo de fazer política não corresponde à expectativa da sociedade.
Claro, que a política tem lá seu lado “podre”, mas se sempre formos olhar negativamente para as coisas, nunca iremos sair no nosso lugar. Toda profissão tem seus maus profissionais, e não será por causa de meia dúzia de políticos corruptos que devemos julgar a política de tal maneira, porque ela é boa e necessária. É de certa maneira até irônico, algumas pessoas reclamando de certo político, sendo que, ele só está lá porque fomos nós que o colocamos lá. Percebe-se então que a sociedade tem uma noção bastante limitada de responsabilidade. Deixamos a desejar no que se refere a responder pelos nossos atos. Defendo a visão de que a corrupção não aumentou, apenas está sendo mais percebida.
E essa tal de Liberdade que todos querem ter. O que tem a ver a liberdade com a política? TUDO. Foi à política que fez com que tivéssemos liberdade. Liberdade de expressão, liberdade para votar, para escolher, para participar da democracia. Mas o que as pessoas fazem com esse direito que a elas foram dados? Nada, apenas desprezam por não entender que foi através da política que conseguimos conquistar o que já conquistamos, e também através da política vamos conseguir conquistar muito mais.
Janine disse que “nunca antes na história deste mundo, nós passamos de uma antiguidade em que talvez um habitante por mil vivesse numa democracia para um contexto em que metade do mundo vive em ambiente democrático”. De fato, desde que o mundo é mundo, nunca antes a sociedade foi tão democrática como hoje em dia. Não vivemos mais numa época ditatorial. As pessoas possuem liberdade de expressão, e é algo tão natural do ser humano que não percebemos essa liberdade quando a temos, mas logo notamos