541161202/13

521 palavras 3 páginas
POLÍTICA É RESULTADO DE NOSSOS ATOS, CONSCIENTES OU NÃO

Disciplina: Ciências Políticas Professora Margarete Zunzarren

Elaborado por: Márcio Gonçalves Pereira Turma: Direito 1A
Data: 08/03/2014

Este trabalho compõe a APS-1 da disciplina Ciências Políticas e tem como referência o texto “Política: Encargo ou patrimônio ?”, capítulo VI do livro “Política Para não ser Idiota”, autores Mário Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro.

Sumário:

I – Resumo

Política é resultado de nossos atos, conscientes ou não.

I - Resumo:
O texto “Política: Encargo ou Patrimônio?, do livro: Política Para Não Ser Idiota”, apresenta um diálogo entre os autores “Mário Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro” posicionando-se para a necessidade de participação da sociedade para com a política. A política como atividade e vida pública, exige participação. As nossas escolhas direcionam nossas vidas, e sejam atuações boas ou más, irão contribuir para a formação do Estado. O Estado é construção nossa. Portanto não cabe ao indivíduo ficar alienado à participação, pois política está no cotidiano, no condomínio, na escola, na família, no trabalho. Voltando ao conceito de idiota, aquele que vive voltado para si e só se interessa pelo pessoal, esta postura não contribui para a construção do Estado e como vivemos em uma democracia, o poder é nosso, temos o dever de participar. Neste ambiente de participação e crescimento da coisa pública, política é patrimônio.
Um momento de grande participação e conquista da sociedade brasileira foi as liberação e aprovação do voto feminino, que teve empenho da Igreja Católica, tornando nosso processo de eleição ou escolhas políticas envolventes e positivadas. Outro aspecto do voto em nossa sociedade é o debate quanto à forma de ser, obrigatório ou facultativo. O voto é uma ferramenta a disposição da sociedade para efetivar mudanças e formar a

Relacionados