Resumo do Método Montessori
Nasceu em Chiaravalle, no norte da Itália, em 31 de Agosto de 1870 e faleceu com quase 82 anos, em Noordwijk ann Zee, Países baixos, em 6 de maio de 1952.
Ela foi uma educadora, médica, católica, pedagogista e feminista italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu que é ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.
Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora.
Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália.
Estudou as crianças com deficiências psíquicas;
Criou, em 1907, a primeira “Casa dei Bambini” para crianças normais, inovando em todos os aspectos pedagógicos;
Desenvolveu uma filosofia de autoeducação através da cultura, da responsabilidade e da liberação das potencialidades profundas do ser;
Utilizou materiais concretos para representar conceitos abstratos tais como o Material Dourado;
Formou seguidores que estenderam o método Montessori a todos os continentes, nas mais diferentes culturas, tendo no Brasil o curso de formação no método Montessori em São Paulo (CEM-SP).
Após sua formatura, não pode atuar como médica, pois na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem. Então iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças - a Casa dei Bambini.
Responsável pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a